terça-feira, 29 de maio de 2012

Pfingsten

Temperatura: 16,8ºC
Para começar, Pfingst é o nome de um feriado na Alemanha, que durou de sábado até ontem.
Na sexta a Anne chegou, então nós fomos colocar o barco do meu pai na água, porque aqui na Alemanha as pessoas tiram os barcos da água no inverno. E então, quando colocamos o barco na água, começou a entrar água dentro dele. Ou seja, a programação do feriado foi por água a baixo, literalmente e então tiramos o barco da água, viemos pra casa e jantamos.
No outro dia de manhã fui pra Hamburg ver o jogo do Brasil.



Já fiz a outra postagem falando sobre o jogo, então só vou reforçar que o Brasil ganhou de 3x1. E mais uma informação adicional: nós aparecemos na globo!! Mesmo que ninguém tenha visto, foi nos 20 minutos do segundo tempo.
No domingo eu acordei bem cedo e fui pra Potsdam me encontrar com os meus pais. Primeiro fomos em um parque, local em que foi decidido como a Alemanha seria divida pelos russos, americanos e ingleses. Depois fomos nos dois castelos do Frederico o grande, e também demos uma volta pelo jardim. (As fotos eu ainda não tenho).
Seguimos viagem e fomos ver onde era a escola do meu pai, mas agora tem um hotel lá, e nos deparamos com um bar super legal, que estava tocando música latina, então ficamos lá um bom tempo dançado, cantando e bebendo. O lugar era muito lindo, pois é do lado de um lago. No fim das contas eu e minha irmã fomos dançar com os cantores.
Seguimos mais um pouco de demos uma volta em uma cidade, que eu não sei o nome, mas que também era muito lindinha e também tinha um lago bem bonito. Chegamos em casa, jantamos, vimos Sherlock Holmes e fomos dormir.
No outro dia fomos remar, aproximadamente 18km. Foi bem legal, porque era no meio da natureza, mas 18km é demais. Cheguei em casa sem braços. Paramos pra grelhar salsichas, e tivemos que saltar da canoa umas vezes, porque não tinha como passar com a canoa pelo rio, porque tinham umas quedas, mas de qualquer forma o passeio foi ótimo. Eu adorei.
Chegamos em casa, comemos bolo de brigadeiro, tomei banho e morri. Estava bem cansada mesmo.
Minha irmã e o namorado dela

Eu e minha mãe

Meu pai e minha mãe

Libélula azul, que nos acompanharam



Hoje foi o dia que eu fui pra escola mais inutilmente de todos. Cheguei lá e minha amigas me contaram que ela iam fazer uma prova que duraria 4 aulas, e depois acabaria tudo. Como eu não faço provas, eu cheguei na escola, e voltei pra casa. Mas o passeio de bicicleta valeu a pena.
Beijo

domingo, 27 de maio de 2012

Desabafo sobre o jogo do Brasil

Então... Hoje tinha tudo pra ser um dia ótimo, caso o Brasil ganhasse, mas não foi bem assim.
Peguei o trem bem cedo, e já no trem tinham alguns brasileiros, e cada vez entravam mais brasileiros no trem. Cheguei em Hamburg, me encontrei com os outros intercambistas e então fomos pro estádio, e então acontece a primeira coisa chata do dia: não pudemos entrar com os cartazes no estádio. Mas porquê se aborrecer só por causa de alguns cartazes, né?!
Então entramos e o nosso ticket era pra ver o jogo do cu do mundo, mas que mesmo assim era bom, pelo preço em que arrecadamos: foi só 15 euros. Então, nós, brasileiros e intercambistas muito espertos, vimos atrás do gol duas fileiras totalmente vazias, e fomos sentar lá, nos lugares de 100 euros, pagando apenas 15 euros. Vimos todos os gols de camarote, porque todos os gols do jogo ocorreram no nosso lado. Até aqui, tudo ótimo!
Mas então veio o gol dos dinamarqueses, então eles, como maioria no estádio, pularam e derrubaram só um pouquinho de cerveja em mim e no meu celular. Cerveja suficiente para ele não funcionar mais.
Então eu emprestei dinheiro pros meus amigos, mas eles não tinham como me pagar hoje e eu estava pobre. O que mais? Minha amiga sumiu do estádio, então resolvi voltar pra casa, avisei minha família e então meu celular desligou e nunca mais ligou. Quando já havia pegado o trem, consegui falar com a minha amiga do celular de uma outra amiga, mas já era tarde demais, e vim pra casa mesmo. Fiquei um pouco preocupada, porque se alguma coisa acontecesse, como eu perder o trem, ou o Timm não estar em Glöwen me esperando, eu estaria só um pouco ferrada. Mas consegui chegar em casa!
Como se não bastasse, não fomos filmadas pelo Galvão! (mas aparecemos duas vezes no telão do estádio)
Como eu sou uma pessoa que grita bastante, fiquei um pouco rouca após ver meu país ganhando, então chega um gentil rapaz e me pergunta se a minha voz é sempre assim, máscula. Um soco em cada um dos olhos é o que ele merecia.
O importante é o que no fim das contas tudo deu certo: eu estou em casa, meu celular voltou a funcionar e minha amiga está bem.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mais uma semana

Temperatura: 22ºC
Vitória, i'm so sorry, but i have sommer now!
As manhãs aqui na Alemanha tem sido ótimas: com uma temperatura entre 18 e 22 graus, mas com o sol brilhando, estamos tomando café da manhã no jardim quase diariamente.
Na quinta da semana passada fui pra Wittenberg, a cidade do Martinho Lutero. Foi bem interessante ver a igreja/castelo que ele publicou as teses (que não tem nada a ver com o filme) e também foi interessante conhecer o museu. A cidadezinha é realmente linda e bem agradável.
Saí logo de manhã com o Gustavo e demoramos algumas horas pra chegar lá... Quando chegamos fomos logo no ponto de informações turísticas e então começamos nosso tour, que não demorou muito porque é cidade histórica não é muito grande. Quando terminamos de ver igrejas, museu e castelo fomos almoçar num restaurante italiano e nos decepcionamos profundamente com o nosso risoto.
Depois seguimos para pegar o trem de volta. Quando chegamos em Magdeburg aconteceu a mesma história do dia do fim do Europa Tour, os trens atrasados, e se os trens atrasassem mais de 20 minutos eu perderia o último ônibus pra minha cidade. Ainda bem que eles desviaram um outro trem pra passar por Stendal e no fim deu tudo certo.
Na quinta foi o dia dos homens/pais aqui na Alemanha e é típico todos os homens saírem de bicicletas com os amigos para beberem. Encontrei muitos grupos de homens e suas bicicletas pelo meio da estrada. Além disso também é tradição beber muito. Tinham alguns grupos com as esposas juntos, outros grupos de trator, outros homens só foram beber num bar mesmo, mas o importante é sair com os amigos e beber.
Na sexta eu fui visitar minha mãe da primeira família, pois no sábado seria aniversário dela, e como no sábado precisava viajar e não teria tempo de dá-la um abraço, fiz isso na sexta. Passei a tarde inteira com ela. Conversamos, andamos por Tangermünde e tomamos café. No fim da tarde meu pai passou lá pra me pegar e seguimos para Magdeburg, onde nos encontramos com o filho do meu pai que mora em Viena, na Áustria. Jantamos com ele, e mais muitas pessoas e então voltamos pra casa. No outro dia de manhã acordamos, tomamos café e fomos viajar. Nosso destino final era Rheinsberg, mas fomos parando em muitas outras cidades pra tomar café, almoçar, tomar sorvete... Todas cidades na beira de lagos lindos.
No fim da tarde chegamos no destino final, passeamos pelo castelo, jantamos e então eu e meu pai fomos ver o jogo do Bayern x Chelsea em um restaurante.



No outro dia de manhã, depois do café da manhã alugamos um barco e fizemos um passeio pelo lago. Depois fomos em um outro lago, onde tem um local para as pessoas se banharem, como uma praia e voltamos pra Havelberg. Chegamos aqui no fim da tarde e então fomos na casa do vovô e da vovó porque eles fizeram um churrasco pelos 52 anos de casados. Voltamos e dormimos.
Essa semana estou de férias, então na segunda-feira fui para Berlin tomar um café com o Karl-Heinz e depois me encontrei com a Cibelle para mostrar a cidade pra ela. Andamos muito, como sempre e eu conheci mais uma vez Berlin... Acho que já posso virar guia turística em Berlin.
Eu e Cibelle pegamos o trem pra vir pra minha cidade, pois ela dormiu aqui. Não fizemos nada a noite além de comer e brincar com o cachorro. Na terça de manhã, tomamos café e seguimos de novo pra Berlin, com a Melanie. Em Berlin fomos na Alexander Platz esperar a Agnes e uma hora depois, quando ela chegou, fomos pro muro de Berlin, comemos, voltamos pra Spandau, compramos, e fomos pro Madame Tussauds. Quando acabamos de ver os bonecos de cera, fomos pra estação de trem, comemos e eu voltei com a Melanie pra casa, enquanto Cibelle e Agnes seguiram o rumo delas.
Na quarta tomei café da manhã com o Karl-Heinz, pois ele estava indo de Berlin para Köln, então deu uma passada em Havelberg pra tomar um café da manhã comigo. Depois fui pra Neustadt, onde segui pra Rathenow. Fui para Rathenow ver um local para fazer minha prova de alemão. A professora disse que eu devo fazer a prova pra conseguir o diploma de B2 em alemão, porque o B1 seria muito fácil, segundo ela. B2 significa que eu já posso estudar em universidades na Alemanha, arrumar emprego ou coisas do tipo.
Ontem fiquei em casa então aproveitei pra arrumar meu quarto. A tarde fui pescar com o meu pai, e de novo eu não peguei nada. Meu pai pegou 3 peixinhos, que ele fez pra eu comer no jantar, e estavam muito gostosos.
Hoje de manhã fiz um bolo pra minha irmã, porque na quarta foi aniversário dela e hoje ela está vindo pra cá. Espero que ela não leia o meu blog antes de chegar em casa, pois é uma surpresa.
Beijo,
Camila K K

quarta-feira, 16 de maio de 2012

73 dias pra voltar

Temperatura: 7,8ºC
Agora começa uma das piores contagens: a regressiva, pra casa. Tento fugir dela algumas vezes, mas sei que é inevitável. Muito ruim e indesejada por um lado, mas contente por outro. É o meu coração divido ao meio, entre dois países.
Ontem tinha combinado de fazer um tour de bicicleta com a Melanie e com a Laura, mas o que aconteceu? Chuva! O dia inteirinho. Então fui só fui pra escola e fiquei em casa a tarde toda. A noite criei coragem e fui com a Laura e a Susi (minha irmã e mãe da 2ª família) pra aula de Zumba. Foi um pouco diferente porque não tinha professor, era um telão, e não era dançar dançar... Era mais fazer exercícios mesmo. Ficamos lá dançando por duas horas e então vim pra casa, tomei um banho e dormi.
Hoje de manhã o tempo acordou novamente ruim. Além disso a Lara está triste: ela está de castigo por ter cavado alguns (muitos) buracos no jardim inteiro, isso estava tudo certo até ela ter feito um buraco onde ficam umas flores, então ela teve que ficar hoje o dia inteiro na cerquinha dela. Tive aula de alemão e depois fui pra escola. Vim pra casa, comi um döner, e um pouco mais tarde fui pra casa da família Russ, que são os país do Steffen e do Flori que eu já devo ter comentado aqui alguma vez. Fui lá para ajudar a Karin com o jantar que ela ia fazer pros homens do Rotary hoje a noite. Foi uma ótima tarde porque além de ajudá-la um pouco, nós conversamos muito e eu tenho um carinho imenso por ela, é como se fosse uma mãe hospedeira também.
A noite os homens do Rotary chegaram pro jantar, eu fiquei lá um pouco e depois vim pra casa. Tem um homem do meu Rotary que tem uma loja, e na semana passada ele tinha me dado duas canetas. Hoje ele levou mil coisas e disse que a cada 20 minutos ele me daria alguma coisa. Mas ele não conseguia esperar, então me dava uma coisa em 15 minutos, depois de um minuto me dava outra coisa, depois de 5 minutos ele dizia que já tinha passado 20 minutos e me dava outra coisa, e então deu 20:30 e ele não tinha mais nada e tinham passado 20 minutos desde o último presente, então ele me deu uma coisa pra colocar em fio, porque foi a única coisa que ele achou no bolso dele (além de uma lâmpada queimada).
Voltei pra casa e vi um filme com a minha mãe e vou dormir em breve. Amanhã é o dia dos homens/pais aqui na Alemanha, e também um feriado, então todos os homens saem para beber muito, mas como eu sou uma intercambista e não posso beber, vou fazer alguma coisa produtiva: vou para Wittenberg, também conhecida como a cidade do Martinho Lutero, pois foi lá que ele publicou as 95 teses.
Boa noite

segunda-feira, 14 de maio de 2012

267 dias

Temperatura: 17ºC
Hoje o dia está muito lindo mesmo e mesmo mais cedo com a temperatura baixa estava bom, pois o sol está brilhando. O tempo está tão bom hoje, que eu fui sentar no jardim pra estudar um pouco e acabei dormindo.
Na quarta passada quando eu terminei de escrever no meu blog comecei a fazer a minha unha, mas meu pai chegou e me chamou pra ir pescar, então eu e ele fomos pescar e eu estava só com uma mão feita, e assim fiquei até na quinta. Ficamos pescando uma hora e o meu pai só conseguiu pegar um peixe. Essa vida de pescadora está sendo muito frustante. Depois de pescar fomos pra reunião do rotary de moto... Nem liguei de estar com só um mão com esmaltes, pois lá só tem homens, e como todas as mulheres já sabem, os homens não reparam nisso.
Na quinta fiz minha unha, fui pra escola e não lembro de mais nada, o que significa que não fiz nada demais.
Na sexta acordei 5h da manhã e fui pra Berlin com o meu pai, pois minha avó precisava ir ao médico e eu precisava pegar a Luisa no aeroporto. Cheguei no aeroporto alguns minutos atrasada, tempo suficiente apenas para a Luisa fazer xixi. Nos abraçamos muito, primeiramente e ficamos na sexta, sábado e domingo de manhã andando por Berlin, comendo coisas gostosas e nos divertindo muito. Além disso a Luisa dormiu na minha casa, então ela também conheceu minha família, minha cidade e minha cachorrinha, a Lara.


No domingo de manhã deixei a Luisa no aeroporto e voltei pra Havelberg, então fomos na casa da vovó tomar café da tarde pois era o dia das mães aqui também e depois voltamos pra casa e tivemos um delicioso jantar.
Hoje não fiz demais, além de dormir no jardim e de comer comida mexicana com a minha amiga Melanie. Nós já estamos combinando de fazer esporte pra felicidade do meu papis, que me chamou de gorda ao menos 1000 vezes enquanto estava aqui na Alemanha. Estamos querendo fazer academia e andar de bicicleta. O problema é que ela mora numa vila à 5km de distância... Espero que mesmo assim a gente possa fazer esporte, porque eu só engordo!!
Beijos
Camila K K

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Final de semana e Lübeck

Temperatura: 12ºC
Na sexta, de fato eu arrumei meu quarto, tomei um iogurte com frutas no jardim com a minha família no fim da tarde e fui pra casa do Timm a noite com a Jacqueline e o filho dela, o Lucas. Fomos lá cozinhar e beber terere. Fizemos feijão, arroz e carne, e o Timm "fez" a farofa. Ficou tudo bem gostoso! Um pouco mais tarde chegou o Flori e a Anja com sobremesa, então comemos e ficamos conversando um pouco até eu vir pra casa.
No sábado eu acordei bem cedo e fui pra Lübeck com o Gustavo, Caio e Sofia e depois encontramos com a Cibelle lá. Ficamos o dia inteiro na cidade, que por sinal é linda!!!



Voltei pra casa e a noite fui pra casa do Flori. Ficamos lá até meia noite jogando sinuca e conversando, e então fomos pra Blacky, a boate da minha cidade. Chegamos lá e como sempre não tinham muitas pessoas, mas quando começou a tocar músicas boas nós nos animamos e foi bem divertido. Estava eu, Jacque, Flori, Timm e Anja. Cheguei em casa no outro dia e já era manhã.
No domingo eu acordei, tomei café, depois fomos (eu e minha família) no jardim jogar um pouco e depois comemos feijoada. Estava uma delícia: tempero no ponto certo, como no Brasil.
Na segunda a tarde, quando meus pais chegaram em casa, fomos comprar umas coisas que ainda faltam pro barco e aproveitamos e demos uma volta de carro por lugares muito lindos.
Ontem, na terça, fui pra escola e depois fui pra Stendal me encontrar com o Gustavo e com a Sofia. Ficamos andando um pouco lá, depois fomos comer um Döner e tive que voltar pra Havelberg.
Hoje fui fazer tipo um estágio que existe aqui na Alemanha. Os alunos do ensino médio geralmente frequentam durante uma semana um lugar com o que elas vão querer fazer na universidade, seja um hospital, até uma outra escola, por exemplo. E hoje eu fui pro escritório de um dos homens do meu Rotary, porque ele é engenheiro e constrói pontes e estradas. Foi bem legal ver mais um pouco disso.

Beijos

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Apresentação no Rotary e viagem pela Alemanha

Temperatura: 25ºC
Sei que faz muito tempo que não escrevo nada, mas tenho que culpar o tempo. Não exatamente o tempo, porque o sol resolveu aparecer e agora temperaturas como 25ºC são comuns e se mantem ao longo de todo o dia. Preciso culpar na verdade a falta de tempo.
Na semana retrasada, na quarta, quinta e sexta não fiz muita coisa além de ir ao Rotary, preparar minha apresentação sobre o Brasil, ir pra escola e arrumar minhas coisas pro final de semana do Rotex e pra viajar com o meu pai. Então na sexta fui antes mesmo do almoço peguei o trem pra Stendal, me encontrei com o Gustavo e com a Sofia e fomos pra Celle, onde aconteceu o final de semana do Rotex. Quando chegamos em Celle, pegamos um ônibus pro ginásio de esporte que a gente ia ficar e não fizemos mais nada a noite inteira... Ficamos só conversando, comendo e bebendo água. No sábado de manhã fomos divididos em dois grupos: um faria primeiro um Tour pela cidade e depois ia no castelo e o outro ia fazer o contrário. O meu grupo foi primeiro ao castelo, mas quando todos nós nos reunimos para comer o famoso sanduíche bar, começou a chover e então o grupo que ia ficar andando pela cidade teve que voltar pro ginásio. Então ficamos a tarde inteira livre fazendo nada. A noite teve a festa com o tema pirata (foto) e o Rotex fez salsicha grelhada e nos deu cerveja. No domingo de manhã, acordamos todos, arrumamos o ginásio inteiro e eu fui pra estação de trem pegar um trem pra Hamburg, onde eu me encontrei com o meu pai, o Caio e a Dalva (namorada do meu pai).
Quando cheguei no hotel estavam os três sentadinhos lá, foi mito bonitinho. A primeira frase que o meu pai disse foi: "Camila, como você está gorda", então mamãezinha, prepare-se.
Levei minhas coisas no quarto e saímos para almoçar. Comi um peixe gostoso e a tarde fomos no porto de Hamburg, na torre de uma igreja pra ver a cidade inteira, fomos na praça onde fica a prefeitura, visitamos umas outras igrejas e depois voltamos ao hotel, nos arrumamos e fomos assistir a sinfonia de Hamburg. Foi ótimo! Quando acabou fomos comer em um restaurante e voltamos pro hotel.
No dia seguinte saímos cedo de Hamburg e fomos pra Bremen. Chegamos no hotel e esperamos até que o Wolfgang e a Gerda (o oficial de intercâmbio do meu clube e a minha conselheira) chegassem pra gente se encontrar. Andamos o dia inteiro em Bremen. Fomos na prefeitura, no alto da torre da catedral, em outras igrejas... A noite saímos para comer e voltamos pro hotel.

Foto: Bremen
No outro dia de manhã saímos bem cedo e fomos visitar o Denis em Sulingen, passamos uma parte da manhã com o Denis e uma parte com o Leandro. Então viemos pra Havelberg e paramos em Gifhorn pra tomar um café da tarde. Chegamos em Havelberg no fim da tarde, e a noite meu pai veio jantar com a família que eu moro. A comida estava deliciosa. Fomos com a Lara e a Mimi levá-los no hotel, e então eu voltei pra casa pra dormir.

Na quarta de manhã fui mostrar o centro da minha cidade pra eles. Depois do almoço fomos visitar a catedral e depois fomos numa vila onde os Storch (um pássaro) voam nessa época do ano de volta da África para se reproduzirem aqui. Tomamos um café e depois voltamos pra Havelberg.
Tive tempo apenas de tomar um banho e então peguei minha bicicleta e fui pra reunião do Rotary com o Caio. Todas as família que me receberam estavam lá, pois era o dia da minha apresentação do Rotary sobre o Brasil. Ficou bem legal, tirando um pouco dos erros na língua que eu cometi.
Quando a reunião acabou voltei pra casa de bicicleta com o Caio e no dia seguinte fomos de manhã pra Tangermünde nos encontrar com a minha primeira família. Tivemos um delicioso almoço, conhecemos a cidade e depois fomos no melhor café do mundo, para comer o melhor bolo do mundo.


No fim da tarde seguimos para Dresden. Chegamos, procuramos o hotel, saímos pra comer e fomos dormir. No dia seguinte acordamos cedo e fomos conhecer o centro da cidade pela manhã e a tarde fizemos um passeio de barco pelo rio Elbe. No fim da tarde fomos pra Munique, mas paramos no meio do caminho, em Regensburg pra tomar um café da tarde. Chegamos a noite em Munique, fomos comer na rua e depois voltamos. No sábado de manhã fomos no centro olímpico de Munique, numa torre de observação, no museu da BMW, no jardim inglês e almoçamos na Hofbräuhaus, a cervejaria mais famosa de Munique. Durante a tarde ficamos andando pelo centro histórico e de compras, então fomos todos pro hotel, mas eu e Caio saímos de novo pra rua pra conhecer mais. A noite fomos no Augustiner Keller, e ficamos no jardim tomando cerveja e comendo comida alemã.


No domingo de manhã fomos conhecer o castelo Neuschwanstein (o castelo mais famoso aqui na Alemanha e também o que inspirou o castelo da Cinderela) e depois de almoçar fomos pra Salzburg. Em Salzburg andamos um pouco pelo centro da cidade, tomamos um café, fomos no castelo da cidade e voltamos pra Munique. Quando chegamos a noite em Munique fomos de novo no Augustiner Keller comer e beber um pouco de cerveja.

Na segunda de manhã fomos visitar o museu alemão em Munique e depois fomos pra Nürnberg. Chegamos lá no meio da tarde e ainda assim fomos almoçar. Depois andamos pela cidade, fomos no castelo, na praça da prefeitura, na igreja, na rua das lojas e então voltamos pro hotel bem tarde já.
No outro dia de manhã após o café seguimos viagem pra Sulzheim, uma pequena vila que ainda vive uma Krohling da mesma família  dos meus antepassados que foram pro Brasil. Chegamos lá para o café da tarde, depois andamos pela vila e fomos jantar num restaurante. Ficamos num pequeno hotel lá e no outro dia de manhã voltamos na casa da querida e amável senhora para tomar um café da manhã, e então seguimos pra Frankfurt am Main para pegar os aviões. Meu voo atrasou e eu cheguei em Berlin um pouco mais tarde, mas Wolfgang estava no aeroporto me esperando, então vim pra Havelberg com ele. Quando cheguei ainda jantei com os meus pais, pois era o aniversário de 15 anos do casamento deles.
Ontem fui pra escola de manhã, depois tive alemão, preparei almoço pro meu pai (fiz spaghetti alho e óleo) e durante a tarde fui ajudar ele a limpar o barco dele, pois semana que vem vamos colocá-lo na água. No fim da tarde fui pescar com o meu pai, mas foi muito frustante porque não pegamos nenhum peixe e eu quase acertei o anzol na cabeça do Lars.
A noite jantamos e depois fizemos uma fogueira do lado de fora da casa, ficamos assando linguiça e meu pai tocou violão e sanfona.
Hoje não precisei ir pra escola porque eles estão fazendo provas, então estou aqui em casa e depois vou aproveitar pra dar uma arrumada no meu quarto.
Beijo