terça-feira, 29 de novembro de 2011

Terça, quarta, quinta e Havelberger Weihnachtsmarkt

Temperatura: 0,6ºC
Na terça aconteceu uma coisa engraçada, porque eu estava jogando com o a seleção brasileira e meu irmão com o Barcelona, e o Daniel Alves estava jogando nos dois times ao mesmo tempo! Joguei bem demais... Ficou empatado até os último 5 minutos (em 0x0), depois disso eu prefiro não comentar. Além disso na terça eu fui pra Stendal e depois voltei, não fiz nada demais lá... Comprei uns cartões de Natal, tomei um café e só.
Na quarta, ontem, durante a tarde eu fui com Laura no centro da cidade (porque eu precisava ir ao banco e ela precisava ir na prefeitura) e depois fomos no novo café que abriu aqui, a noite eu fui na reunião do Rotary, que é sempre muito legal, porque tem comida muito boa, hehehe. Além disso recebi ótimas notícias do meu Rotary Club! Eles são uns amores comigo (aqui na Alemanha, a maioria dos Rotary's Club, inclusive o meu, tem apenas homens). Também descobri que no sábado vou trabalhar pra barraquinha do Rotary de 14h até 19h, fazendo Waffeln, e depois vai ter um jantar com eles. Durante a tarde eu também joguei com o meu irmão, uma partida contra ele, e eu fui muito bem, porque ele ganhou só de um a zero, e disse que eu estou bem melhor, e na outra jogamos juntos no mesmo time e perdemos, porque demos muitos carrinhos e quase todos os jogadores foram expulsos, até que o jogo parou na metade e disse que o outro time tinha ganhado... Nós não entendemos, mas chegamos a conclusão que foi porque tomamos muitos vermelhos.
Hoje quando a aula acabou eu vim pra casa e alguns minutos depois fui pra Weihnachtmarkt, na barraquinha da minha família vender Glühwein (o vinho quente). 18h eu parei de trabalhar e fui na barraquinha onde estavam trabalhando uma brasileira e uma menina que já fez intercâmbio no Brasil, fiquei conversando com elas um pouco e depois vim pra casa. Além disso quando eu cheguei, fui dar uma voltinha pela feirinha de natal pra ver como estava, e quando eu passei pela barraquinha do Rotary eles me deram Waffeln e suco de maçã. Quem estava na barraquinha hoje (também) era o meu pai da terceira família, ele é sempre muito simpático comigo.
Hoje também, para quem está perdido no tempo, é o dia 1 de dezembro. No Brasil (pelo menos na minha família) isso não quer dizer muita coisa a não ser fazer árvore de natal, colocar pisca-pisca e essas coisas. Mas aqui na Alemanha, além de ter 50 mil vezes mais enfeites de natal (sério, em todo lugar que eu vou ter enfeite de natal) dia 1 de dezembro as crianças (e eu) ganham dos pais (eu tenho dois, porque essa família me deu um e a minha ex família me deu outro) um calendário de natal. O calendário de natal é uma grande caixa, que tem 25 buraquinhos. Do dia 1 de dezembro até o dia 25 de dezembro, todos os dias, a gente pega um chocolate, no buraquinho com número refente ao dia em que estamos.

Esses são os quatro calendários aqui de casa, um pro meu irmão, um pra minha irmã e os dois últimos são meus.
Beijos
Camila K K

Endereço

Gente, dois erros ao escrever meu endereço: esqueci de um S no nome da família e troquei um 9 por um 6 no código postal. Esse é o correto:
Familie Peter Swiderski
Camila Klippel Krohling
Lindenstrasse 6
39539 Havelberg
Germany


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Leipzig e Magdeburg

Temperatura: 5,4ºC
O meu final de semana foi bem legal, primeiramente porque o meu final de semana começou na sexta-feira, pois foi feriado. Então na sexta nós acordamos bem cedo (bem cedo mesmo: 5:15) e 6h saímos de casa. Nossa primeira parada (após dormir um pouco dentro do carro) foi numa vila perto de Magdeburg onde mora a Oma e o Opa (vovó e vovô).
Acho essa história de vovô e vovó bem legal, porque a mesma coisa que aconteceu com os pais do meu pai, aconteceu com os pais da minha mãe:
-Oi, eu sou a Camila.
-Oi, eu sou o vovô/vovó.
Ou seja, não sei o nome, sei apenas que eu tenho mais dois vovôs e duas vovós, hehehe.
Paramos na casa da Oma e do Opa apenas para deixar o meu irmão lá, porque no sábado e no domingo ele teve competições de atletismo e não pode ir com a gente pra Leipzig.
Chegamos em Leipzig 9h, e às 9:30 começava o curso para cartorários, no qual a minha mãe participou (esse foi o objetivo central da viagem). Como a minha estava na aula, eu e Laura fomos andar pela cidade (o hotel ficava bem no meio da parte cultural e de compras).
Primeira parada para foto, esse parque perto da estação de trem (a maior da Europa - a única construção que é possível ver na foto, bem lá atrás é uma (pequena) parte da estação):

Depois andamos pela cidade... Passamos por bibliotecas:


Igrejas:

E depois demos uma parada no Starbucks pra tomar o café da manhã. Demos uma andada pelas ruas com muitas lojas!!! Em apenas uma rua, tinham três lojas H&M, que é uma loja que tem em toda Alemanha, que é bem barata, e que todos compram lá!! A minha irmã ama, então tivemos que ir nas três, hehe.
Esse é uma "galeria" que já estava enfeitada para o Natal. Que por sinal só tem lojas baratas... Não vi nada por menos de 300 euros.

A árvore de natal muito fofaaa...

Aqui na Alemanha, todas as cidades (cidades, e não vilas!) tem Weihnachtsmarkt, que são feiras pro natal. Na minha cidade vai ser no próximo final de semana e só por um final de semana, mas grandes cidade tem feiras durante todo o mês de dezembro e uma parte do mês de novembro.
Essa feira ficava no centro das ruas com as lojas, então fomos lá ver as coisas pro natal também...

E a árvore da feira

E os doces de natal... Vou morrer... É muita delícia pra um natal só.

Queríamos comer na feirinha, porque tinha muita coisas gostosas, mas ainda não estávamos com fome, então andamos mais pela cidade...
Esse é um banco:

E essa é a Thomaskirche (depois vou falar mais dela):

Uma construção bonita que eu não sei o que é:

A prefeitura:

Eu e Laura com a prefeitura:

A parte lateral da prefeitura:

Depois de voltamos pra feira de natal para comermos, e eu comi isso: -Nada mais, nada menos que meio metro de salsicha, um baguete e ketchup. Muito bom!!!!!

E depois fomos pra estação de trem, que é imensaa!!!! Essa é uma pequena -bem pequena mesmo- parte.
Na estação de trem, além de trens, também tem um shopping (por isso que ela é tão grande).

Uma barraquinha de chocolates e doces na estação:

Na estação tinha outra H&M e então fomos lá também, além de outras mil lojas... Foi bem divertido. Eu e Laura provamos tudo que estava ao nosso alcance, mas eu só comprei um casaco e a Laura uma meia :)
Quando acabamos as compras, e estávamos mortas de cansaço, voltamos pro Hotel (que era bom demais). Esse tigre fica na frente do hotel:

Depois ficamos esperando um pouco até a aula da mãe da Laura acabar e fomos para o quarto, e essa é a vista do quarto:


Depois nós fomos de novo para a rua com a mãe da Laura... Primeiro fomos na barraquinha só de Milka noa feira de natal. (Acredite se quiser, mas essa foto deve ser por volta de 4:30 da tarde)

Depois fomos na Thomaskirche assistir um coral (magnífico) de meninos - acho que de 8 até 16 anos. Aqui na Alemanha eles tem apenas dois corais apenas com meninos, e foi espetacular, sem dúvidas!
Quando o coral acabou fomos em algumas lojas de esporte comprar um capacete e uma calça pra minha irmã esquiar. Além disso minha mãe me deu um moletom de esporte muito quentinho.
Depois das compras voltamos para a feira de natal. Fomos até essa lojinha pra minha mãe comprar uns enfeites pra árvore. Isso é realmente caro, cada um bichinho desses custa entre 10 e 20 euros. Tudo bem que são lindos, mas são muito caros.


Na feirinha de natal também:

A mesma árvore da feirinha, mas a noite :)

Depois eu, minha mãe e minha irmã fomos comer essa delícia, e beber Glühwein. Glühwein é um vinho quente, e é bem gostoso. Esse final de semana tomei muito desse vinho, hehe. Meus pais simplesmente compram e me dão.

Aqui na Alemanha começou um programa de televisão novo, "The voice of Germany", que funciona da seguinte forma: tem 3 cantores e uma dupla famosos aqui na Alemanha que decidem os bons cantores. Então entram pessoas no palco para cantar, e esses cantores famosos não podem ver quem está cantando, porque a cadeira deles fica virada pra platéia. Quando um desses cantores aperta o botão que gostou do cantor a cadeira vira e então ele pode ver a pessoa. Então eu e Laura queríamos ver o programa, então quando acabamos de comer voltamos pro hotel, e no caminho paramos na barraquinha da Milka de novo e minha mãe me deu essa fofura:

Depois de assistir o fim do programa e comer um chocolate que compramos na feirinha fomos dormir. No outro dia acordamos por volta das 8:30 e fomos tomar café da manhã. Às 9h a aula da minha mãe começou de novo e então eu Laura decidimos ir um pouco na piscina e na hidromassagem do hotel. Fomos na recepção perguntar onde ficava, o cara nos explicou e disse que era pra gente ir pro quarto que ele ia mandar uma coisa pro nosso quarto. Depois de uns 2 minutos, chegaram esses roupões e esses chinelinhos pra gente ir pra piscina, hehe.

Depois de banharmo-nos, eu e Laura voltamos ao quarto, tomamos outro banho e então fomos de novo na estação. Comprei uma bota pra neve, e presentes de natal pra minha família. Umas 12h voltamos para o hotel e depois fomos pra Magdeburg, pra casa da Oma e o do Opa.
Fomos por uma Autobahn, que são as maravilhosas rodovias alemãs. Tirei a foto no 160km/h, mas minha mãe chegou no 180km/h (o que ainda é pouco).

Essa é a minha mãe dirigindo, hehe.

Quando chegamos na casa da Oma e do Opa tomamos café da tarde e depois ficamos vendo TV, fizemos uma fogueira no quintal e ficamos bebendo Glühwein e comendo nozes e depois jantamos. Quando o jantar acabou, eu e Jakob vimos piratas do caribe, em alemão e depois dormimos.
No domingo, acordamos por volta das 10h, tomamos café e fomos pra Magdeburg (centro, pois estávamos numa vila) porque o Jakob tinha competição de atletismo. Oma e Opa estavam lá desde cedo, porque o outro netinho deles competiu mais cedo.
Ficamos no ginásio até 5h da tarde, porque o Jakob competiu 3 vezes (e ganhou duas medalhas, uma de bronze e uma de prata) e depois fomos pra Weihnachtsmarkt (feira de natal) de Magdeburg.
Comi um crepe e chocolates e tomei Glühwein com meus pais (meu pai foi pra casa da Oma e do Opa no sábado a noite). Depois voltamos pra casa e a Laura veio dirigindo um dos carros, porque ela já tem carteira de motorista, mas ela só pode dirigir com os pais junto, porque ela tem 17 anos ainda.
Essa é uma foto minha com o Jakob na feira de natal:

Hoje fui pra escola e quando voltei joguei um pouco de video game com o meu irmão. Jogamos futebol: primeiro eu era o Brasil e ele a Alemanha e depois eu fui o Vasco e ele Bayern de Munique. É lógico que eu perdi porque ele é viciado, mas pelo menos o Juninho Pernambucano (no caso eu) fez um golaço!!!
Um pouco mais tarde eu e meu irmão fomos juntos ao supermercado devolver as garrafas (aqui se devolve as garrafas de plástico no supermercado e eles te dão dinheiro - catador de latinha ia ficar rico aqui) e comprar pão.
Beijos
Camila K K

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

95 dias

Temperatura: não sei (e não vou olhar porque as pessoas já estão dormindo aqui), mas posso estimar -0,5ºC, porque hoje o dia não estava tão frio, mas às 18h quando fui ajudar meu irmão com a madeira para a lareira a escada já estava com gelo.
Ontem eu fui para a escola, de bicicleta de novo, com o meu irmão e minha irmã. Não houve nada de especial na escola. Quando cheguei em casa, fiquei um pouco de bobs e depois fui com a minha irmã no atletismo, porque estou pensando em fazer algum esporte... Estava em dúvida entre atletismo, vôlei ou futebol (sabe como é a fama do Brasil...). Do futebol já desisti com certeza!!! Quando o treino da minha irmã acabou, o treino de futebol começou, e só de ver o tamanho das cavalas que jogam, tenho certeza absoluta que eu não quero. O atletismo foi até legalzinho. Ontem tinha apenas 8 treinando. A minha irmã, um menino e mais duas meninas da minha idade estavam treinando corrida com obstáculos, então eles ficaram uma hora e meia só correndo e pulando, correndo e pulando. Os outros quatro tiveram um treinamento mais intenso... Sessão de abdominais, seguida de sessão de flexão, seguida de sessão de pular corda, e por fim, correr 3 minutos intensamente, como se estivessem competindo. Após isso, eles descansavam por 3 minutos e tinham que fazer tudo de novo... Meu corpo doeu só de olhar.
Ontem a noite o jantar foi: uma galinha inteira... NO MEU PRATO. Ahhh, enlouqueci, é muita carne. Depois de comer um pouco disse que estava cheia, mas na verdade eu estava completamente cheia! E cada um comeu uma... Foi bem triste, hehehe.
Hoje não tive as duas primeiras aulas e a minha turma teve que fazer um teste especial (e muito grande) nas outras quatro aulas, então eu só fui pra escola 1:30 da tarde. Depois de assistir duas aulas, tivemos ensaio para o conserto de natal e então eu vim pra casa. Quando cheguei meu irmão estava fazendo brigadeiro. Sim, ele sabe! Motivo: duas brasileiras já trabalharam aqui, durante 3 anos. Eles sabem falar: "Oi, tudo bem?". Meus irmãos contam até 10, mas no passado contavam até 100. Aqui tem toalhas do Brasil, Havaianas, chapéu, boné... E meu irmão fez um brigadeiro MUITO BOM. Quem ensinou fez um bom trabalho. É engraçado que ele conta as colheres de chocolate, as gramas de manteiga... Mas pelo menos ficou bom :)
Amanhã vou viajar com a minha mãe e minha irmã pra Leipzig e só volto no domingo, então um bom final de semana pra todos.
Beijos
Camila Klippel Krohling

terça-feira, 22 de novembro de 2011

3 meses

Temperatura: -0,4ºC
Pois é... O tempo passa muito rápido mesmo! Já estou aqui há três meses. Pode não parecer muito, mas em 8 meses já estarei de volta ao Brasil: infelizmente! Tenho muita saudades de todos, mas é lugar é muito bom, e moraria aqui se tivesse a oportunidade.
Mas enfim, hoje aconteceu uma coisa muita interessante: fui para a escola de bicicleta. É tão bom saber que quando a minha turma estiver fazendo prova, ou quando eu tiver apenas 6 aulas eu não vou precisar esperar o ônibus por uma hora naquele frio de congelar. É lógico, que andar de bicicleta nesse frio também é de congelar até o último fio de cabelo, mas são apenas 4 minutos (ou menos) de bicicleta até escola, então isso é muito pouco, uma toca, uma luva e um cachecol podem resolver com facilidade.
Outra coisa muito interessante hoje, foi que nas duas primeiras aulas teve um teste, logo eu pude dormir até 8h da manhã. Não é muito, mas é melhor que acordar às 6 com certeza!!
Na escola foi tudo bem normal. Tive duas aulas de geografia, uma de química e uma de biologia. Não fui nas duas primeiras porque era teste e nas duas últimas porque a professora disse que eu não preciso ir. Quando minha aula acabou voltei pra casa (de bicicleta) junto com o meu irmão e depois de comer, nós fomos assistir um filme.
Esqueci de comentar, mas essa família é muito afetiva. Essa é um pouco diferente, eles são bem agitados e calorosos. Ontem a noite estávamos todos vendo filme na sala, e então o Jakob deitou no meu colo, achei bem fofo, hehe. E quando ele estava deitado ele disse: "Agora eu tenho duas irmãs, da mesma idade, mas não são gêmeas. Isso é engraçado."
Na outra casa não tinha árvore no jardim, então dei sorte, porque o outono já está acabando e nessa minha família tem duas árvores imensas no jardim. Parece que o pessoal ralou aqui!!
Hoje também lembrei de um caso há algum tempo atrás no supermercado que eu esqueci de contar. Um dia eu fui com o meu pai ao supermercado com o meu pai (da ex família, porque isso faz um tempinho já), e tinha um amigo dele lá. Aí o meu pai me apresentou ao amigo e disse que eu era do Brasil. A reação do homem foi: ele me olhou e disse: "Nossa, mas você é branca. Você não é do Brasil.". Eu disse para ele que o Brasil tinha 50% de brancos e ele ficou abismado.
Depois de assistir o filme, eu e meu irmão jogamos Wii: tênis de mesa, boliche, luta e um joguinho de avião. O mais engraçado é que o meu irmão não consegue falar CA-MI-LA, então ele fala: Camiiiiia.
Hoje a noite fomos jantar num restaurante, junto com a vovó e o vovô porque era o aniversário de 48 anos de casado. Eu comi demais!!! Primeiro comi uma bolinha de batata (que eu não sei o nome), carne e repolho, e depois comi cogumelos, batata e peixe com legumes. Depois tivemos uma sobremesa (PERFEITA): rote grütze mit Vanille und Schokolade. E depois ainda comi uma banana split. Adivinhem como eu estou me sentindo agora?
Boa noite
Camila K K

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

92 dias

Temperatura:-0,3ºC
Hoje de manhã eu acordei e após me arrumar fui tomar café. Essa família é um pouco diferente da outra... Apesar de na outra também ter dois "jovens", aqui eles são menos saudáveis (provavelmente vou engordar o que não engordei até agora). Aqui em casa tem um pote de 800g de Nutella. É Nutella pra dar e vender!!
Pra escola, minha mãe preparou os lanchinhos, hehe. Ela fez 3 sanduíches (um pra mim, um pra Jakob e um pra Laura) com alface, molho e salame, e tava bem gostoso. Ela também cortou um monte de fruta e disse pra cada um pegar as frutas que queria e colocar no seu potinho da merenda. Além disso, como eu não gosto de água com gás, hoje eu bebi água da torneira. Minha antiga família inteira nao gostava de água cm gás, então eles compravam água sem gás, mesmo podendo beber da torneira. O engraçado é que você pode ir ao banhiero e beber a água que não tem problema nenhum. Ah, a água da torneira é boa, não tem gosto nenhum.
Hoje de manhã fui para a minha primeira aula de esporte, porque como é na primeira aula e na primeira aula eu estava no ônibus, nunca tinha ido. Fui fazer atletismo, mas na verdade a gente só correu dois minutos, depois jogamos vôlei, e depois teve um teste: o pessoal podia escolher entre abdominais, flexão, barra ou pular corda, e a nota era dada de acordo com o tanto que tinha feito. Pra flexão e barra não tinha tempo, mas para conseguir a nota máxima precisava fazer 30 vezes, inclusive as mulheres. Abdominais tinha 30 segundos pra fazer o máximo que conseguisse, e para conseguir a pontuação máxima precisava fazer 50. Agora me respondam: como fazer 50 abdominais em 30 segundos? Sobre pular corda eu nao sei porque ninguém quis fazer, logo deve ser muito tenso...
Descobri que aqui na Alemanha todas as criancas sabem nadar! Quando elas estão na classe 3 (9 anos, mais ou menos), elas tem aula de natação e só vai para a outra classe se souberem nadar. Aqui, as aulas de esporte sao levadas a sério.
Além disso, descobri também que semana que vem eles vão ter prova de esporte (eles tem um livro para esporte), ou seja, vou poder ficar em casa dormindo. E na outra semana vai ser a última aula de esporte do ano.
Hoje a tarde fui ao supermercado com a minha irmã e a minha mãe, e como se já não bastasse a Nutella de 800g, dessa vez ela comprou uma de 1kg. Jana, você estaria feita aqui! Hehe.
Meu pai, pelo que eu entendi, trabalha pro governo, fiscalizando o dinheiro em órgãos públicos. Hoje ele saiu de casa 5h da manhã, pegou um trem pra Berlin, e 8h pegou um avião pra Bonn e 18h já estava de volta...
Hoje a noite, após jantar, vi uma parte de um filme com os meus pais e agora vim pro meu quarto, porque às 9h meus irmãos precisam dormir. Eles falaram que eu posso dormir a hora que eu quiser, mas ainda é começo... Então sabe como é.
Esse é o meu quarto:



Essa é a "grande" vista da minha janela.

Essa é uma parte do jardim.

Meu novo endereco é:
Familie Peter Swiderki
Lindenstraße 6
36539 Havelberg
Germany
(sim, aquilo é um beta. No alemao ß=ss)

Boa noite.
Camila K K

domingo, 20 de novembro de 2011

Novo lar

Temperatura: Agora nao tenho mais como saber quantos graus fazem, pois ainda nao descobri onde fica o termômetro aqui. Mas um site de previsao do tempo diz 1°C.
Vocês já devem ter percibido meus erros ortográficos acima. O que acontece é que aqui nessa casa, a internet é por cabo, e o meu notebook nao quer reconhecer o cabo, entao eles instalaram um computador aqui no meu quarto: teclado alemao. Ou seja maezinha, vou ficar dois meses sem te ver, pois o computador nao tem webcam.
Ontem eu nao mudei de família. Fui com minha antiga família pra Halberstadt na casa de uns amigos deles. Foi bem legal, pois a filha desses amigos já foi para o Brasil e ficou 4 semanas aí. Ela conheceu Foz do Iguacu, Ouro Preto, Tiradentes, Rio de Janeiro, Ilha Bela, Ilha Grande, Campinas, Sao Paulo, Bonito, Argentina e Paraguai.
Chegamos lá pra o café da tarde, e ficamos até meia noite... Foi bem legal mesmo. Acendemos a lareira, minha mae fez uma deliciosa sopa para o jantar, enfim, tudo muito bom.
Esse é o amigo dos meus pais acendendo a lareira.


Essa é Annika, que foi para o Brasil, com o cachorro deles.

Esta sou eu e a cachorra (e a lareira).

Hoje de manha acordei, tomei café e terminei de arrumar minhas coisas, que crescera de forma surpreendente em relacao ao que eu trouxe do Brasil.

 Essa sacola no canto esquerdo é um presente que a família me deu: um calendário de natal (que outro dia eu fao sobre isso), duas meias de inverno, um cachecol e um casaco muito gostoso, parece minha coberta.
O meu pai foi lá em Tangermüunde me buscar. Quando cheguei fiquei conversando um pouco com a família e depois fui desfazer minhas malas...
Depois eles foram me mostrar a casa, porque apesar de eu já ter vindo aqui algumas vezes nao conhecia tudo. No subsolo fica o escritório do meu pai quando ele está em casa, uma sauna com um banheiro (bem legais) e a lavanderia. No térreo fica a entrada da casa e o cartório da minha mae. No segundo andar fica a dispensa, a cozinha, a sala (com lareira, hehe), o banheiro, e um quarto pra mim e um pra Jakob e Laura. E no quarto andar fica o quarto dos meus pais... É muito grande!
Um pouco depois o vovô e a vovó (eles nao falaram o nome, falaram apenas "Oma und Opa", vovô e vovó em português) chegaram aqui e nós jantarmos. Depois do jantar conversamos sobre o Brasil e meu avô tem livros do Jorge Amado, podem acreditar?
Ahh, o Jakob já criou meu bonequinho no Nitendo Wii, e nós já jogamos uma partida :)
Essa é uma parte do meu quarto com um pouco de bagunca, pois estava desfazendo as malas.


 Bem-vinda Camila, na porta do quarto

E essa é a minha nova cidade.

Imagino que a qualidade nao esteja muito boa, mas em vermelho está minha casa, em duas diferentes fotos.

Agora vou dormir porque estou bem cansada.
Um beijo
Camila K K

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Malas

Temperatura: 3,9ºC
É, agora tudo começa a ficar mais real, tenho que arrumar minhas malas e ira pra outra família. Isso é meio triste pois depois que a gente cria um laço com a família temos que nos mudar. Sei que para o intercâmbio é melhor, pois nos permite conhecer mais e mais, mas essa troca é um pouco "triste", principalmente quando levo em consideração a fofura que é a minha mãe dessa família.
Da próxima família, sei que vou ter um pai, Peter, que trabalha duas vezes por semana em Potsdam (que é uma cidade vizinha de Berlin - tipo Vitória e Cariacica) e trabalha três vezes por semana em casa e o Hobby dele é caçar. A minha mãe se chama Susanne e tem um cartório na parte debaixo da casa. Vou ter dois irmãos: Jakob - que é apaixonado por futebol (ele tem mais bolas de futebol do que ar dentro do quarto) e Laura, que vocês já devem ter ouvido falar, pois ela é dá minha sala na escola. Eu estava pensando que iria dividir quarto com a Laura, já que não tinha um quarto sobrando, mas a Laura disse pra mim hoje na escola que ela vai dormir com o Jakob e eu vou ficar sozinha no quarto... Disse que não era necessário, que podíamos ficar juntas (afinal eu nunca ia querer dividir quarto com o Caio por uma noite se quer), mas ela disse que não tinha problema.
Vou ficar apenas 2 meses nessa próxima família. Espero que corra tudo bem e que eu não engorde (porque sempre que eu vou lá tem muitos doces).
Hoje o dia não foi tão frio quanto os anteriores. Há uma semana as plantas estão acordado cheio de gelo e passam de verde (as que tem folhas) para brancas e as que não tem folhas, passam de marrom pra branco, mas hoje não foi bem assim... Ontem o dia estava bonito (com sol) mas foi o dia que teve mais gelo durante a manhã, mas hoje estava com muita neblina e sem nenhum gelo... Vai entender.
Já que estão me perguntando quem é Gustavo, vou falar mais uma vez. Gustavo é um intercambista brasileiro do Rotary, de Minas Gerais, mais precisamente Patrocínio, e está numa cidade à 10km da minha (atualmente), e vai ficar à 50km de Havelberg (a cidade que eu vou esse final de semana). Aqui na Alemanha (e em todos países), os intercambistas são distribuídos por Distritos, e cada distrito tem um número, o meu é o 1800. Cada distrito tem um governador e mais um monte de coisas e esse distrito organiza as coisas com os intercambistas. Como eu moro num estado que é muito pequeno, o meu distrito é o meu estado (Sachsen-Anhalt) e mais um (Niedersachsen). O "problema" é que a maioria dos intercambistas estão no outro estado. O meu distrito tem mais ou menos 80 intercambistas e nem 10 estão aqui na Sachsen-Anhalt. Isso é bom para a gente aprender mais a língua e não ficar tanto tempo só com os intercambistas, mas mesmo assim estamos meio "isolados". A única parte boa pra quem mora na Sachsen-Anhalt é que a gente paga pouco mais de 15 euros pra ir e voltar pra Berlin. Mas enfim, pelo fato de estarmos isolados (eu e Gustavo), e por sermos brasileiros, acabamos nos tornando muito amigos.
Agora vou começar a arrumar as minhas coisas.
Beijos
Camila K K

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Última semana em Tangermünde

Temperatura:-0,8ºC
Olá, como essa é a minha última semana aqui em Tangermünde eu e Gustavo combinamos que ele viria pra cá hoje e eu vou pra Stendal amanhã, já que a partir da semana que vem 1h de ônibus, 40 minutos de trem e muitos euros vão nos separar, eu vou ficar sozinha de verdade!
Mas enfim, hoje ele veio aqui, e demonstrou todo o lado pobre de um intercambista: comeu miojo cru pra não ficar com fome.
Como essa é a minha última semana aqui, fui aproveitar os maravilhosos bolos do Cafe Engel.
Como todas as vezes que vou no Café eu experimento um bolo diferente, dessa vez fiz o mesmo. O nome eu não sei, mas era com abacaxi, banana e nozes. Foi um dos melhores que eu já comi lá no café, com certeza!

E esse, é o Gustavo, dando sinais de pobreza na Alemanha.

Como agora não tem mais horário de verão aqui, quando dá 5h da tarde já está tudo escuro.
Hoje o dia foi bem frio mesmo! Em Havelberg quando eu saí da escola as plantas e as árvores estavam congeladas da mesma forma que quando eu cheguei. A coisa tá bem tensa mesmo. Temperaturas positivas são motivo de felicidade. Dentro da minha casa está 15ºC nesse momento, e está bem quentinho... Pensem bem, 15ºC, quentinho!
0ºC no termômetro da cidade:

E o gelo, hehe. Falando nisso que esqueci de apagar meu nome...

Por hoje foi só.
Beijos
Camila K K