Ontem teve uma reunião para orientação dos intercambistas em outra cidade, Gifhorn. Tive que pegar dois trens para chegar lá. No primeiro trem estava eu, minha mãe, um intercambista que mora numa cidade aqui perto e meu irmão. Meu irmão e minha mãe estavam indo pra uma cidade porque meu irmão vai operar. No segundo trem encontramos mais muitos intercambistas. Deviam ter uns 50 intercambistas ontem, só do Brasil uns 10. Também tinham bastante do México e USA, mas ninguém superou o Brasil.
Esses são alguns dos brasileiros:
Nesse encontro o Chairman do nosso distrito passou instruções para todo mundo. Antes e depois do almoço. Por volta de 3h fomos dar uma volta pela cidade.
Essa é a igreja da cidade por fora
E parte da decoração do altar dentro da igreja
Tão achando que C&A é pouca coisa?! Hehe
Esse é Chairman do D. 1800
Hoje fui para escola, foi mais legal que semana passada, as pessoas já falam "oi" pra mim, sorriem e dão tchau. Hoje teve aula de inglês, então pude interagir, até porque teve um atividade em grupo. As primeiras aulas eram de esporte, e como sempre, eu cheguei atrasada, como estava 12ºC, eu fiquei com preguiça de tirar a calça e as blusas de frio para colocar a roupa do judô. Eu disse ao professor que tinha esquecido em casa. Nas outras aulas desenhei, escrevi coisas (em português) e só.
Ah, na aula de inglês o professor perguntou pras pessoas o que elas tinham feito nas férias e as respostas eram: "Passei 2 semanas na Itália", "Fui pra Irlanda", "Fui pra Espanha e França"... Que invejinha, hehe. Quero morar aqui um dia e dizer isso também.
O impressionante daqui é como os alunos prestam atenção na aula, fazem as tarefas, perguntam e respondem tudo, sendo que aqui (a minha escola pelo menos) não tem 50% da tecnologia (só na escola, hehe) que tem no Brasil. Aqui os professores usam reto-projetor (alguém se lembra o que é isso?), os mapas ficam colados na parede, o quadro é a giz...
Na hora de vir embora foi um sufoco! Fui pro ponto de ônibus (hoje foi meu primeiro dia de ônibus) e como havia esquecido a folha com os horários em casa fiquei meio perdida.
O meu ônibus é o 900, só que há dois tipos de 900: o que entra e o que não entra na minha cidade. Quando eu cheguei no ponto, estava passando um que não entra na minha cidade, só que eu havia esquecido que minha mãe me disse que eu posso pegar esse também, mas aí eu devo ligar pra ela ir me pegar numa Vila aqui perto. Como esqueci desse pequeno detalhe, esperei 1 hora no ponto de ônibus, num frio de 12ºC com chuva pelo meu ônibus. E então, enfim, cheguei em casa!
Agora acho que vou estudar um pouco de alemão.
1 semana que estou aqui!!!!
Beijos
Camila K K

Minha Princesa,
ResponderExcluirÉ tão bom saber que você está interagindo com tudo aí! Isso me deixa mais tranquila e faz aliviar um pouco a saudade.
Vou levar para minhas alunas de Pedagogia a realidade de sala de aula daí (alunos atentos...), isso prova que tecnologia de primeira ponta, material didático pedagógico moderno e outras coisas mais, não são responsáveis por qualidade educacional.
Beijinhos com muito carinho de sua Mãe e de seu irmãozinho.
Te amo
Iraci
A arquitetura e as paisagens dessa cidade que vocês visitaram são lindas!
ResponderExcluirE, pelo que você disse sobre as escolas e os alunos, dá para sentir a (infeliz) diferença entre os brasileiros e os europeus (nesse caso alemães).
Ah, que bom que as pessoas estão te dando "oi" e que você participou da aula de inglês. Fiquei feliz ao saber disso!
Beijos!