quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cãibra

Temperatura: 16,8ºC
Caraca, noite passada tive cãibra, e não foi a primeira vez. No Brasil eu tive cãibra uma vez na minha vida, e aqui, em menos de 2 meses, já tive duas. Hoje lembrei do meu pai falando: "come banana que é bom pra você não ter cãibra". O grande problema é que a banana daqui não é boa, mas mesmo assim, hoje no café da manhã eu comi uma banana com cereais e leite- melhor que nada.
Cheguei na escola e tava tendo inglês. O professor não gosta de mim porque esses dias uns meninos ficaram batendo na porta (muito) e logo depois eu entrei e então ele pensou que foi eu, mas na hora eu não sabia que nada disso tinha acontecido. Hoje na aula de inglês os alunos tiveram que apresentar trabalhos em inglês e sozinhos. O inglês da classe 11 (e eu imagino que na 12 também) é só conversação, e como se eles já tivessem terminado um curso aí no Brasil. É realmente muito bom. Quando um menino não usou o passado de maneira correta o professor disse que ele tinha que voltar pra classe 6, não quero conversar com ele nunca em inglês se não ele vai mandar eu assistir as aulas de inglês na classe 5.
Na hora da primeira pausa a classe 9 estava vendendo bolos e eu comprei um igual ao que a minha mãe faz, estou apaixonada pelo bolo, hehe.
Hoje eu tive aula de particular de alemão e o professor escreveu um bilhetinho pra minha mãe, em português: "Camila é muito aplicada". Acho que ele só diz isso porque os intercambistas do ano passado eram bem mais vagabundos que eu.
Quando minhas aulas acabaram fui para o ponto de ônibus e tive que esperar um tempão, mas o Lasse estava lá, e além dele, agora eu tenho mais dois amigos no ponto de ônibus: um menino e uma menina.
O ônibus do Lasse é 14:09, o do menino e da menina 14:24 e o meu 14:30.
Esse menino e essa menina compram muito chocolate e bala todos os dias e ficam comendo o tempo todo. Além disso eles oferecem pra mim e pro Lasse tudo, e a gente fila pra caramba. Eles tem tantos doces que ficam brincado de futebol e essas coisas, hahaha. Outros dias eu já tinha filado os doces, mas hoje eles conversaram pra caramba comigo. Hoje o Lasse vomitou no ponto de ônibus porque o menino colocou uns 15 chicletes ao mesmo tempo na boca e cuspiu um pouco de saliva. Quando Lasse viu aquilo começou a chorar e vomitar (?).
Essa semana descobri o mundo aqui na Alemanha. Aqui existem carros como meriva, astra, safira e corsa mas eles não são da Chevrolet, são da Opel (uma marca alemã). Fiquei abismada quando minha mãe me disse isso. Mas aqui existe Chevrolet também, por exemplo o Captiva aqui é da Chevrolet. Hoje minha mãe veio me dizer que a Opel foi comprada pela Chevrolet, que ela também só ficou sabendo disso hoje e que é por isso que os carros da Opel tem o mesmo nome que os da Chevrolet no Brasil. Além disso, eu amo o meriva aqui, ele é lindo.

Agora aqui em casa estamos tentando falar tudo em alemão e eu estou bem feliz porque tenho conseguido compreender muitas coisas.
Amanhã não vou pra escola, porque nas sextas só tenho 3 aulas, e amanhã não vou ter duas, então minha mãe disse que eu não preciso ir. Além disso, sábado vou pro Nordsee, com o Rotary Club de Havelberg, passar o final de semana e a segunda-feira (aqui na Alemanha é feriado) em uma ilha muito bonitinha. Segunda ou terça eu postarei de novo com lindas fotos, eu espero.
Um beijo para todos, em especial para a Jana e Leticia porque hoje é o aniversário delas e um especial pro Lucas porque ontem foi aniversário dele.
Saudades de todos.
Camila K K

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tererê e pontualidade

Temperatura: 20,1ºC
A parte mais engraçada do final de semana em Hannover eu esqueci de contar. Para vocês entenderem tudo, vou dar uma introdução: "O tererê é uma bebida feita com a imersão da erva-mate. É consumido com água gelada." (Wikipédia). O tererê é parecido com o chimarrão: se bebe no mesmo copo, com a mesma bomba e a mesma erva, a diferença é que o tererê é com água gelada, mas também pode-se colocar sprite, coca...
No sábado nós tivemos a crazy party lá em Hannover. Como eu estava com um pouco de fome (porque quando serviram as pizzas eu tava tomando banho), eu fui comer pizza fria e sentei com dois argentinos, um australiano e uma brasileira. Então os argentinos pegaram suco de maçã para fazer tererê. Então a festa mudou de lugar... Todo mundo que ia passando queria experimentar o tererê e sentava lá e tal. Até que uma menina chegou e a gente perguntou se ela queria. Ela perguntou o que era e a gente disse que era uma erva que deixava ela alucinada. Falamos que ela ia ficar parecida com o Bob Marley. Ela tomou acreditando ser uma erva do mal... Então ela foi embora porque disse que ia tomar banho. Daqui a pouco chegou um cara do Rotex lá que tinha feito intercâmbio pra Argentina e começou a rir demais. Ele nos disse que a menina foi lá e falou pra ele que estávamos usando drogas, mas quando ele chegou e viu que era tererê ele começou a rir demais... Lição da história: todos odeiam a menina e também ficam zoando da cara dela.
Mas enfim... Ontem. Ontem quando acabou a aula eu fui pra Stendal com a minha mãe ver o meu visto. Estou com um provisório até o dia 27 de dezembro, mas a mulher disse que em 5 semanas ela vai me ligar pra eu ir lá de novo pegar o definitivo. Ontem eu tinha saído da escola e ido direto pra lá, ou seja, estava com fome, pois eram 4 da tarde e eu estava desde 7 da manhã com apenas 2 maçãs. Eu estava conversando com a minha mãe e disse : "Ich habe Hunger" (eu estou com fome, em alemão), e a mulher do visto não sabe falar inglês, mas a única coisa que eu disse que alemão ela me entendeu. Daqui a 3 segundos está ela com uma maçã na mão e me oferecendo. Achei ela muito fofa!! 
Quando cheguei em casa comi e fiquei o resto da tarde a toa. Quando minha mãe chegou do supermercado ela veio aqui me mostrar o que ela tinha comprado pra mim: uma barra de chocolate, hehe, muito fofa! Todas as vezes que eu vou no supermercado com ela, ela me pergunta se eu quero chocolate ou alguma coisa, e eu sempre falo que não quero por causa dos "speck" (gordura).
Quando ela me deu o chocolate, ela também me chamou pra ajudá-la a cozinhar. O prato era Chilli com carne, que não é nada mais, nada menos que carne moída, com feijão e muita pimenta. Estava bem gostoso. O que estragou foi o feijão... Eles não sabem o que é um bom feijão aqui. O feijão que minha mãe usa é enlatado, sem gosto. Nisso o Brasil dá de 10 a 0, mas a Alemanha ganha de 1000 no quesito bolo e chocolate.
Quando acabamos o jantar eu vi algumas fotos dos meus irmão quando crianças e depois vim dormir.
Hoje acordei e fui pra escola. Tive aula de Deutsch (com a classe 11 e com a classe 5) e de química, além de dois horários vagos, no qual eu fui pra casa da Laura.
Aqui na Alemanha as notas são diferentes. Você pode tirar de 1 a 6, mas ao contrário do que todos estão pensando agora, o 1 é a melhor nota e o 6 é a pior. 
Quando minha aula acabou peguei o ônibus... E é aí que entra a pontualidade alemã, ou melhor, que não entrou. O meu ônibus é o mais lotado sempre... Na volta todos pegam ele, geralmente eu fico em pé uns 10 minutos, até a primeira vila, porque não gosto de entrar o meio do empurra empurra. E como tem muita gente no ônibus, tem muita bagunça... Hoje o FDP do motorista parou pra brigar com o pessoal que tava ouvindo música alta e sei lá o que... Isso fez nossa viagem atrasar 5 minutos, os exatos 5 minutos de diferença de um ônibus para o outro (porque eu tenho que saltar em uma vila e depois de 5 minutos vem o ônibus que passa na minha cidade). Isso significa que eu perdi meu ônibus e então esperei mais 20 minutos, saltei em outra vila e minha mãe foi me pegar.
Hoje recebi uma boa notícia: sexta nós vamos ter prova em um horário e a professora de matemática está doente. Como nas sextas eu só tenho 3 aulas, e 2 eu não vou ter nessa sexta, minha mãe disse que eu posso ficar em casa. Estou muito feliz. Minha cama vai até cansar de mim.
Agora vou dar uma estudada. Uma boa noite pra mim e uma boa tarde pro Brasil.
Beijos para todos.
Camila K K

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hannover

Temperatura: 22,1ºC
Esse final de semana foi muito legal!!
Na sexta eu acordei tarde e não precisei ir pra escola porque geralmente eu chego em casa 4:30 e meu trem para Hannover era 2:50. Além disso precisava arrumar minhas coisas.
Acordei e fiz um misto pra mim. Estava morrendo de saudades de misto. O pão era um brötchen, o presunto era uma mortadela (aqui a mortadela é cobiçada, como o salame no Brasil) e o queijo mussarela era do tipo gouda. Apesar das diferenças estava MUITO BOM.
Fiquei o resto da manhã arrumando minhas coisas.
Quando deu 2h minha mãe me levou em Stendal (porque a estação de trem lá e maior, e o trem que eu tinha que pegar só parava lá). Fiquei lá esperando o Gustavo e o colombiano chegar e depois esperei o trem.
O trem chegou 6 minutos atrasado em Stendal e 1h e meia em Hannover porque ocorreram imprevistos no caminho. O trem quebrou... Também não tinha nem como não quebrar. Foi o trem mais furreca que eu já peguei na minha vida. Tinha até pessoas em pé. Ficamos parados em Wolfsburg 30 minutos e mais 30 minutos no meio do nada.
Wolfsburg é a cidade que tem a fábrica da Volkswagen. A fábrica fica ao lado da linha de trem e é imensaaaaa. Tirei essa foto da parte "principal" visualmente falando, já que eu não conheço a fábrica por dentro, hehe.


Chegamos em Hannover 1h e meia atrasados, mas o pessoal do Rotex ainda estava lá. No trem da volta uma mulher disse pra gente que a gente consegue nosso dinheiro de volta quando o trem atrasa tanto. Eu disse pra minha mãe e hoje ela mandou uma carta pra conseguir o dinheiro de volta. Depois ficamos esperando na estação com outros intercambistas mais 1h e meia por uma pessoa que não chegou (muito legal).
Fomos de ônibus para o centro esportivo que iriamos dormir. Foto no ponto de ônibus e quando estávamos chegando no centro esportivo (o Rafael carregando minha mala, haha).



 Fomos os últimos a chegar no lugar. Colocamos nossas malas na quadra (que dormimos, dançamos, pulamos, brincamos, escorregamos... só não comemos e tomamos banho nessa quadra) e fomos comer as comidas que levamos.
Depois recebemos orientações do pessoal do Rotex, dançamos e "fomos dormir". Entre aspas porque as merdas dos mexicanos e dos americanos não calavam a boca. Eu consegui dormir 4h da manhã e tivemos que acordar às 7h. A noite foi bem ruim pois tivemos que dormir em sacos de dormir (foi minha primeira vez dormindo nesse negócio).
Acordamos, tomamos café e fomos divididos em dois grupos, um ia primeiro ao aquário e depois na cidade e o outro ia primeiro na cidade e depois no aquário. Eu fui primeiro no aquário. Foi muito booom! Lá é muito lindo. Vou colocar algumas fotos.
A entrada do aquário.

Um peixe muito louco que só ficava com os olhos pra fora da água. 





Sim, isso são peixes. 






Dentro do aquário tinha uma parte da floresta amazônica. 



Depois do aquário fomos almoçar, todos juntos, nesse lugar.


Depois de almoçar fomos conhecer a cidade. Tínhamos uma folha com 6 pontos turísticos e precisamos pedir informação para as pessoas na rua de como chegar. Foi legal, mas tirei poucas fotos :/





Manifestação dos turcos. 

Depois voltamos pro centro esportivo, comemos pizza, e depois tivemos uma festa (crazy) e depois dormimos.
Acordamos 8h no domingo, tomamos café e pegamos um ônibus pra estação. Eu tive que ficar esperando meu trem uns 45 minutos. O trem da volta era bem mais confortável e não atrasou. Cheguei em Stendal, liguei pra minha mãe e disse que ia pegar um trem pra Tangermünde, e então ela foi me buscar na estação.
O resto do dia eu só comi, dormi e desarrumei minha mala.
Hoje fui pra escola, a tarde fui andar de bicicleta aqui perto de casa, onde a gente vai com a Luna. Tirei algumas fotos.


Fim.
Beijos
Camila K K

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ontem e hoje

Temperatura: 13,7ºC
Ontem não escrevi, então hoje vou contar sobre hoje e sobre ontem.
Ontem quando acabou minha aula fui de ônibus pra Stendal, comprar alguma coisa para a festa Crazy desse final de semana e conhecer o novo intercambista que chegou por lá... Um colombiano que não sabe um palavra em inglês e nem em alemão. Ele sabe apenas espanhol. Eu perguntei pra ele "Wie geht's?" e ele me respondeu o nome dele, sendo que "Wie geht's?" é "como vai?". Tinha que pegar o trem pra voltar pra Tangermünde 17:06 mas cheguei na plataforma do meu trem 17:06 e ele não estava mais lá... A pontualidade alemã me irritou ontem! E eu tinha que pegar esse trem porque 19h eu tinha reunião do Rotary em Havelberg. Então minha mãe foi em Stendal me pegar de carro, me trouxe em casa e enquanto eu trocava de roupa ela foi tirar fotos para uma reportagem. Depois ela me levou na reunião. Foi muito legal. Meu irmão falou sobre o Japão: ele fez intercâmbio pra lá ano passado mas teve que voltar em março por causa do tsunami. Depois teve uma comida muito boa (MUITO BOA) e então voltei pra casa, com o meu irmão de 17 anos dirigindo. Aqui você pode dirigir moto com 16 anos e carro com 17, desde que seus pais ou algum adulto esteja com você no carro.
Esse é meu irmão falando sobre o Japão, e sentados na mesa, meu pai e meu outro irmão.

E essa é a foto com o presidente, Kay e Herr Schürmann 

Hoje, além de ir pra escola, fui ao supermercado comprar chocolate pra viagem do final de semana e também um salgadinho. Quando cheguei em casa comi um miojo e depois fui ver meu pai treinar cães. Quando cheguei, ajudei minha mãe a preparar aquela delícia de bolo com cerejas que ela fez semana passada, pois preciso levar alguma coisa para comer amanhã, então ela fez o bolo, porque eu amei. Depois jantamos e então eu vim pro computador.
Amanhã vou pra Hannover e vou ficar lá até domingo, em um encontro do Rotex. Ah, amanhã não vou pra escola, estou muito feliz.
Cada dia que passa eu percebo como os intercambistas são pobres, hahahaha, estou valorizando cada 1 cent de euro. Não sei como e nem onde, mas já torrei quase metade da grana que eu trouxe. Após ler isso meu pai vai querer me matar, eu sei. Tudo bem que eu comprei toca, cachecol e uma blusa para o inverno... Mas mesmo assim.
Assunto aleatório: Esses dias atrás disse pra minha mãe que eu não gostava de uva (tudo que ela me mostra eu falo que eu gosto, e eu gosto mesmo) e ela me perguntou porquê, e eu disse que era porque eu odiava tirar os caroços e jogar fora. Ela disse que meus irmão comem com tudo e eu disse que eu não conseguia comer aquele maldito caroço. Então ela comprou pra mim uma caixa com uvas sem caroço, hehehe. Comi tudo em três dias, estava muito bom!
Saudades de todos.
Um bom final de semana.
Beijos
Camila K K

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Brigadeiro

Temperatura: 14,8ºC
Hoje o ponto de ônibus estava extremamente frio: 7ºC. Eu sei que temperaturas muito piores ainda virão...
Mas o meu ônibus (minha segunda cama) é agradável... Hoje estava 22ºC.
Cada dia o sol demora mais a nascer e mais cedo se põe... Hoje eu vi o sol nascendo quando estava indo pro ponto. Tirei essa foto, mas posso afirmar que estava mais bonito pessoalmente.


Quando minha aula acabou fiquei esperando 1:30 o cara do Rotary chegar para eu ir com ele no banco pegar minha mesada. Então sentei no sol e tirei essas fotos da escola (porque minha mãe pediu).
Essa é a parte de trás, onde tem o pátio.


Essa também... 

Essa é a parte da frente. 

A escola está meio velha, mas do lado dela estão construindo uma nova.
Quando cheguei em casa fui ao supermercado comprar o leite condensado certo, o Milch Mädchen (Leite moça) e comprei granulado também. Então fiz o brigadeiro.


E meu irmão disse que depois que ele descobriu esse leite condensado ele começou a gostar de frutas... Hehehe


Assunto aleatório 1: Aqui as pessoas batem palmas como no Brasil, com as duas mãos, mas também batem de outra forma: fecham a mão e batem na madeira, como se estivessem batendo na porta... É bem engraçado.
Assunto aleatório 2: Para os bêbados de plantão tenho uma coisa pra contar. Aqui a Absolut custa 11 euros, o que significa 25 reais.
Assunto aleatório 3: O irmão da Laura, o Jakob é muito legal comigo... Todas as vezes ele que ele me vê e ele diz alguma coisa, pena que ele sempre diz essa alguma coisa em alemão, então eu não entendo... Mas ele já conversou comigo em inglês também, hehe.

Beijos
Camila K K

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Passeio de bicicleta (fotos) e hoje

Temperatura: 13,2ºC
Vou colocar algumas fotos do passeio de bicicleta que fiz no sábado.


Parada para o lanchinho. 

Essas garrafinhas pequenas tem bebidas como Whisky, rum, e outras coisas... E esse homem insistiu muito para que eu bebesse uma...  

E é assim que eles bebem... 

 Outra parada para lanchinho, e dessa vez as mulheres acharam cogumelos, que estão na foto também.

Após 20km chegamos nesse restaurante. 

E comemos essa sopa gostosa. 

Para voltar foi bem mais fácil, hehe. 

E hoje fui para escola, só assisti 2 aulas (e não sei por qual motivo não tiveram mais aulas), mas eu voltei pra casa. Peguei um ônibus até Schönhausen (a vila que eu pego ônibus todas as manhãs), mas como eu havia esquecido meu celular em casa  (logo, não podia ligar pra minha mãe ir me pegar), esperei uma hora até que o próximo ônibus pra Tangermünde chegasse... Nesse tempo resolvi andar pelo pequeno vilarejo.
Como estava sozinha, programei a máquina e tirei uma foto allein (sozinha).
Essa é a rua românica, mas não tem nada demais. Apenas essa igreja, um pequeno parque com muitas árvores e um pequeno museu.



E esse é o meu ponto de ônibus. 

Beijos
Camila K K