quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Meu ônibus privado

Minha mãe aqui, Anke, diz que o ônibus que eu vou para escola é privado, mas eu não sei porque... Acho que é porque eu o encontro dessa forma todas as manhãs, e ele permanece assim até eu saltar, hehe


Hoje foi o primeiro dia que eu fui para a classe 5 (a minha classe original é a 11) ter aula de Deutsch, eu falei algumas frases prontas pra minha turminha e eles estavam olhando pra mim com uma cara estranha, mas eles parecem ser legais :)
Tive 2 aulas vagar, porque a professora de biologia está com alguma coisa que ela não vai pra escola nas próximas 6 semanas, e estão fui pra casa da Laura.
Depois peguei o ônibus (na volta ele não é privado). Eu sou meio doida, porque só tem ônibus pra minha cidade de 2 em 2 horas, e tem um que eu posso saltar em uma vila à 10km daqui de 1 em 1 hora. Mas minha aula acaba 3horas, e como eu não gosto de pegar o ônibus pra saltar na vila, pois eu tenho que ligar pros meus pais irem me buscar de carro e eu não gosto de incomodar, o meu próximo ônibus é só 4:30, ou seja, teria que esperar 1h e meia... Mas como eu sou doidinha, eu pego um ônibus que chega no ponto 15:15, vou até um vila, salto e pego outro ônibus que passa na minha cidade. Acho que minha mãe não sabe disso... Mas estou muito bem assim.
Ah, e o mais hilário... Todos os dias de manhã é mesmo motorista, e eu não pego o ônibus aqui na minha cidade, tenho que ir na vila que fica a 10km daqui, então meus pais vão comigo e sempre conversam com o motorista. E nesse ônibus de 15:15 é o mesmo motorista... Então hoje, quando eu saltei de um ônibus e entrei em outro o motorista começou a falar comigo, aí eu disse que não sabia falar alemão... Aí o motorista da manha foi lá conversar com ele e disse qual era meu ponto e tudo mais, achei o máximo, hehehehe.
E aqui o ônibus tem horário certo para chegar no ponto, como 12:28, e se o ônibus chega no ponto 12:27 ele fica parado no ponto até dar 12:28 para ir embora... É demais :)
Mas aí... Cheguei em casa 16:30, comi uma coisa, fiquei no pc e 17:30 fui me arrumar pra voltar pr Havelberg para a reunião do Rotary. Aqui na Alemanha, somente homens podem participar das reuniões do Rotary... Mas como eu sou intercambista eu também posso.
Na reunião do Rotary eles ficaram falando sobre a minha vida, meus Hobbies, meus pais, meu irmão, e então eu dei o pó de café do meu pai pro presidente e também a flâmula do meu clube e ele me deu flores, essas flores: 


Amanhã começa uma grande festa em Havelberg, então quando acabou a reunião eles foram me mostrar a festa e depois eu comi pão com salsicha. Hoje conheci meu pai e minha irmã da terceira família. Minha irmã tem 20 anos e quando ela tinha 16 morou em São Paulo, como intercambista, então ela sabe falar português, mas ela mora em outra cidade porque ela faz faculdade de economia. Eu tenho outro irmão, mas atualmente ele está no México. E meu pai e minha são joalheiros.
Como está meio tarde aqui, eu vou dormir.
Beijos para todos ♥
Camila K K

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mais um dia...

Ontem a noite fui passear com a Luna e hoje também.



Hoje meu dia foi super comum, acordei 6h, às 7h fui pra escola, 15h voltei, 16:30 cheguei em casa...
O ônibus que eu vou e que é volto é meu! Porque eu sou a que fico a maior distância e porque sou praticamente a única. As vezes entra alguém, mas isso é raro.
Hoje estava um frio absurdo!! 10ºC quando acordei e 8ºC na escola... Só lembrando que estamos no verão!
Quando voltei da escola comi cenoura (inteira) com molho Barbecue, e sim, estava bom.
A tarde cortei minhas unhas e tirei o esmalte (mas ninguém quer saber disso)... Fui passear com Luna e quando voltei jantei: legumes refogados e uma coisa tipo um sopa, com carne e feijão (sim, feijão! Mas era um feijão ruim...).
Ah, hoje fiz brigadeiro aqui, mas o leite condensado é meio mole (na verdade é muito mole mesmo), então ficou um brigadeiro mole e não muito doce, porque o achocolatado deles não tem muita açúcar, é como se fosse de chocolate amargo.
Hoje estava reparado as diferenças de carro aqui no Brasil, como não conheço muito carros caros e o que mais tem aqui são carros caros, então só pude observar alguns...

Astra

Civic

 Ka

Corsa 

Golf 

Beijos para todos.
Camila K K

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Encontro com os outros intercambistas

Olá!
Ontem teve uma reunião para orientação dos intercambistas em outra cidade, Gifhorn. Tive que pegar dois trens para chegar lá. No primeiro trem estava eu, minha mãe, um intercambista que mora numa cidade aqui perto e meu irmão. Meu irmão e minha mãe estavam indo pra uma cidade porque meu irmão vai operar. No segundo trem encontramos mais muitos intercambistas. Deviam ter uns 50 intercambistas ontem, só do Brasil uns 10. Também tinham bastante do México e USA, mas ninguém superou o Brasil.
Esses são alguns dos brasileiros:

Nesse encontro o Chairman do nosso distrito passou instruções para todo mundo. Antes e depois do almoço. Por volta de 3h fomos dar uma volta pela cidade.

Essa é a igreja da cidade por fora

E parte da decoração do altar dentro da igreja





Tão achando que C&A é pouca coisa?! Hehe

Esse é Chairman do D. 1800

Quando cheguei em casa saí para jantar com meu pai, meu irmão mais novo e um amigo do meu pai. Comi um macarrão com molho branco, queijo e salame. Depois vim pra casa e caí morta na cama.
Hoje fui para escola, foi mais legal que semana passada, as pessoas já falam "oi" pra mim, sorriem e dão tchau. Hoje teve aula de inglês, então pude interagir, até porque teve um atividade em grupo. As primeiras aulas eram de esporte, e como sempre, eu cheguei atrasada, como estava 12ºC, eu fiquei com preguiça de tirar a calça e as blusas de frio para colocar a roupa do judô. Eu disse ao professor que tinha esquecido em casa. Nas outras aulas desenhei, escrevi coisas (em português) e só.
Ah, na aula de inglês o professor perguntou pras pessoas o que elas tinham feito nas férias e as respostas eram: "Passei 2 semanas na Itália", "Fui pra Irlanda", "Fui pra Espanha e França"... Que invejinha, hehe. Quero morar aqui um dia e dizer isso também.
O impressionante daqui é como os alunos prestam atenção na aula, fazem as tarefas, perguntam e respondem tudo, sendo que aqui (a minha escola pelo menos) não tem 50% da tecnologia (só na escola, hehe) que tem no Brasil. Aqui os professores usam reto-projetor (alguém se lembra o que é isso?), os mapas ficam colados na parede, o quadro é a giz...
Na hora de vir embora foi um sufoco! Fui pro ponto de ônibus (hoje foi meu primeiro dia de ônibus) e como havia esquecido a folha com os horários em casa fiquei meio perdida.
O meu ônibus é o 900, só que há dois tipos de 900: o que entra e o que não entra na minha cidade. Quando eu cheguei no ponto, estava passando um que não entra na minha cidade, só que eu havia esquecido que minha mãe me disse que eu posso pegar esse também, mas aí eu devo ligar pra ela ir me pegar numa Vila aqui perto. Como esqueci desse pequeno detalhe, esperei 1 hora no ponto de ônibus, num frio de 12ºC com chuva pelo meu ônibus. E então, enfim, cheguei em casa!
Agora acho que vou estudar um pouco de alemão.
1 semana que estou aqui!!!!
Beijos
Camila K K

domingo, 28 de agosto de 2011

Sábado

Hoje foi um dia muito legal!
Para começar, fui com a minha mãe fazer duas reportagens. Acho que ela gosta de mim, porque sempre que ela me chama pra ir fazer reportagens com ela eu vou.
A primeira foi em uma escola, sobre as crianças que este ano vão começar a ir pra escola, então pais, avós, periquito e papagaio vão na escola vê-las. Lá tem uma recepção para eles e umas apresentações de outros alunos.


E um vídeo da apresentação deles:
Assim que saímos da escola, fomos ver uma competição de canoas no rio Tanger, que é um afluente do rio Elbe (o principal aqui). Não tirei nenhuma foto, mas lá estava muito frio (15ºC) e também choveu um pouco. Lá eu comi um negócio como um bolinho de carne da Alemanha, mas esqueci de perguntar o nome, mas era bom.
A tarde eu dormi, li e usei o computador.
A noite fomos para Havelberg, a cidade que eu estudo, porque estava tendo uma festa. Fomos com a minha próxima família, os pais de Laura. A festa era no rio, então todos pegavam seus barcos, botes, canoas e iam fazer churrasco e beber cerveja dentro deles até a noite, quando então, teve uma apresentação de dança e fogos.
Foi muito legal!!!
Aí vão fotos :)
As pessoas do meu bote

 O nosso "churrasqueiro" com suas salsichas

Numa festa de alemão não podia faltar a cerveja!

 Eu, Laura, Anke (minha mãe) e minha futura mãe (ainda não sei o nome dela)

Esse menino é uma gracinha, hehehe

As salsichas



Tinham muitos barcos e botes





 Meus pais dançando

E para finalizar, mais vídeos:


Camila K K
Beijos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Almoço

Glória! Hoje eu almocei um miojo da Alemanha, é muito bom, tem pimenta e essas coisas, mas acho que não vai ser sempre assim. Hoje não tive as últimas aulas, então pedi que minha mãe me desse apenas uma maçã para lanchar na escola, e quando cheguei em casa comi um miojo, porque meu irmão fez um pra ele e perguntou se eu queria.
Como minha aula acaba 3h, e de ônibus eu vou gastar 1h pra chegar aqui, acho que essa foi a única e última vez que almocei na Alemanha.
Hoje a aula foi mais chata. Há algumas matérias fixas e outras eu posso escolher, mas na verdade eu não "preciso" escolher, assisto a que eu quiser. Mas mesmo assim, sempre fico na cola da Laura, porque ela é a única que fala comigo. Acho que os alemães não são tão calorosos quanto os brasileiros. Mas mesmo assim não é ruim.
As minhas matérias (ou as matérias da Laura) são: Física, Química, Alemão, Inglês, Artes, Esportes (o meu vai ser judo), história, geografia, biologia, sociologia e ética. Ainda existem matérias como: economia, música, ensino religioso, francês e informática.
Hoje cheguei atrasada, e vou repetir isso nos próximos 3 meses, e a primeira e segunda aula eram de química, então peguei meu caderno e comecei a olhar palavras no dicionário e escrever, a olhar palavras no dicionário e escrever... Depois tiveram duas aulas vagas e eu fui com a Laura pra casa dela. A casa dela é grande e muito bonita, os pais dela são o máximo, falam tudo em alemão comigo e super devagar pra eu poder entender. Hoje eu entendi as primeiras frases completas em alemão, algumas com eles e outra com a professora de química, que disse: "você não entende nada de alemão?", e eu respondi que não. Depois voltamos para a escola, eu "assisti" uma aula de história e depois voltei pra casa, e comi e tão esperado miojo.
Na minha escola hoje tinha um menino com a camisa do brasil e com o número e o nome do Neymar nas costas, hehe.
Ontem a noite comi sopa na janta e também tinha um peixe cru, mas eu não quis. Minha mãe comeu ele com pão, hehe. Depois da janta fiz uma caipirinha pro meu pai bem improvisada, com vodka e açúcar mascavo, mas pelo menos ele disse que gostou.
Minha família é ótima de verdade, eles me deixam bem a vontade e até fazem piadas em inglês pra eu entender :)
Camila K K

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Primeiro dia na escola

Bom, hoje não tem fotos, mas mesmo assim contarei meu dia.
Acordei 6h porque minha mãe foi me levar na escola. A minha mãe pensava que minha aula começava 8h, mas na verdade começa 7:30. Meu ônibus chega lá 8h, então acho que vou chegar atrasada todos os dias, mas eu juro que não me importo. Na escola fomos na sala do diretor e depois eu conheci alguns lugares e finalmente fui pra minha sala. Havia uma menina que eu conhecia na minha sala, pois eu vou morar na casa dela por um período. A minha sala tem 12 alunos, com apenas 5 meninas. A minha aula vai de 7:30 as 15, então eu terei que 'almoçar' na escola. Na escola não tem nada para comprar, então todos levam uma garrafa de água, ou suco, e pão e frutas, para lanche e almoço (já desisti da ideia de querer ter um almoço normal aqui... Estou vendo que isso nunca vai ser possível).
Sobre as amizades, eu imagino que o primeiro dia de aula pra qualquer pessoa em uma nova escola, onde ela não conhece ninguém não é fácil, até mesmo quando se sabe falar a mesma língua. Imagina quando não se sala falar a mesma língua, tem outra cultura e essas coisas. Pois é, meu primeiro dia foi "comum" para um primeiro dia. Como já conhecia Laura (a menina que eu vou ficar na casa), foi até melhor que eu imaginava. Ela foi bem legal comigo. Tirando ela, acho que não conversei com mais ninguém.
A escola aqui é totalmente diferente do Brasil, toda a cidade estuda na mesma escola, eles levam lanche de casa, a aula vai até o meio da tarde, não tem uniforme (isso é o mais engraçado. Não sei se foi engraçado só hoje porque era o primeiro dia, mas tinham meninas de salto, outras com blusinha de piriguete (e estava frio, de verdade) e tinha uma menina com um short que podemos chamar de cinto, haha) e você pode escolher as matéria, então, pela sorte, eu não vou ter as duas últimas aulas de segunda nem de sexta. As matérias aqui são: arte, música, física, química, matemática, alemão, francês, ensino religioso, ética, informática, economia, esporte, história e geografia. Algumas matérias são obrigatórias e outras você pode escolher. As aulas de alemão eu vou fazer na turma da 5ª série e a minha turma é a 11ª. A escola, como tudo aqui, é uma construção antiga, e o cheiro não é muito bom.
Durante as aulas, eu não entendia absolutamente nada que os professores falavam, então peguei um caderno e comecei a anotar palavras em alemão, para não dormir.
Hoje nós fomos liberados mais cedo (12:20) porque era o primeiro dia de aula, aleluia.
Ah, e eu tenho uma boa notícia pro Arthur, não existe nenhum menino bonito, nem médio bonito aqui, hehehe, não que eu tenha reparado se tinha meninos bonitos, é que não teve como não reparar o quão feios são os meninos aqui, hehe.
Beijos
Camila K K

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A cidade - Tangermünde

Bom, eu só sei duas coisas sobre a minha cidade: o nome dela (só sei como escreve) e que ela tem 1.000 anos.
Hoje pedi minha mãe para dar uma volta na cidade, então tirei algumas fotos. Quando cheguei em casa, meu irmão Jan deu outra volta comigo, e enquanto dávamos a volta, Anke nos ligou, para que a gente fosse até uma festa das crianças, porque hoje é o último dia antes das aulas começarem, e todo ano tem essa festa aqui. Lá eu comi um cachorro quente da Alemanha, como vocês poderão ver abaixo, hehe. Depois fui em uma reunião com a minha mãe e com os políticos da cidade, pois ele estava fazendo uma reportagem.







































Hoje também aconteceram catástrofes na minha cidade, então nós saímos para tomar sorvete e depois fomos fotografar todos as árvores que caíram e os telhados que cederam. Eu só tenho um vídeo e fotos da chuva no nosso jardim. Aqui no meu blog vocês podem curtir as notícias da Alemanha em primeira mão, sacomé?! haha


Amanhã começam minhas aulas e estou um pouco ansiosa. Eu vou ter que acordar 5h todos os dias para ir a escola, porque tenho que ficar uma hora no ônibus e o meu ponto de ônibus fica em uma vila um pouco distante da minha cidade. A boa notícia é que amanhã eu vou poder acordar 6h, porque minha mãe vai me levar na escola :)
To com saudades de todos! Um beijinho especial pro meu irmãozinho, hehe.
Beijos
Camila K K